Crypto: O céu está cair

 

Mas realmente não está

Crypto é coisa diferente para pessoas diferentes. Para um número significativo de pessoas no mundo: é esperança. Promete a possibilidade de um futuro onde eles possam participar de uma economia global sem a permissão das instituições financeiras tradicionais (que geralmente não as atendem). Para aqueles entre nós que vivem sob poderosos disputas, democracias abertamente corruptas e governos mal administrados – a cripto é a possibilidade de “votar com nossas carteiras”, queremos outro sistema … um sistema melhor, mais aberto e democrático.

Para outros, o cripto não passa de um bilhete de loteria. Essas pessoas não se preocupam necessariamente de uma forma ou de outra, se o mundo pode ser um lugar melhor – desde que possam se enriquecer com o hype. Eles não fazem nenhuma distinção entre a forma como o mundo funciona hoje e a forma como ele poderia funcionar amanhã se o crypto fosse ao seu potencial.

Na mesma linha, algumas pessoas consideram o cripto como nada mais do que um número negociável em um mercado ininterrupto. Para essas pessoas, o impulso em qualquer mercado é atraente. Os rumores são lucrativos e a substância é muitas vezes irrelevante no curto prazo. Para eles, a manipulação do mercado é algo a ser adotado e usado contra a sua “competição”.

Para outros, o cripto é uma ferramenta. É a ferramenta com a qual construirão novos tipos de aplicações, organizações e possibilidades. Em muitos casos, é a ferramenta que eles esperaram para realizar suas ambições de deslocamento de gigantes corporativos e perturbar indústrias inteiras.

Depois, há aqueles para os quais o cripto não é simplesmente uma solução ou uma promessa de uma solução. É um quebra-cabeças. É um projecto. Um trabalho em andamento. É algo a ser refinado por sua própria causa.

No outro extremo do espectro – há pessoas a quem o cripto não é mais do que uma ameaça. Eles não querem que o mundo seja perturbado. Não querem inovação que possa descentralizar o poder – em muitos casos, eles estão claramente se beneficiando das actuais estruturas de poder do mundo.

Não é preto e branco. Certamente também  não é verde e vermelho.

Na verdade, como todas as coisas que nos envolvem humanos, a maioria de nós é algum híbrido dessas potenciais pessoas. Mesmo quando estamos tentando não ser.

Os mercados podem ser tão irracionais quanto os nossos conflitos internos sobre quem somos – e quem devemos ser. Eles podem ser tão turvos  quanto a nossa visão do mundo e tão complicado quanto a nossa compreensão mútua.

Isto é o que você está vendo no mercado de criptografia. O conflito dentro da humanidade de forma coletiva e individual. Isso é um pouco evidente, porque a própria tecnologia não mudou (desde ontem, ou desde o mês passado) tanto quanto o mercado sugeriria.

Não entre em pânico. Não tenha medo – seja introspectivo. Galvanize por que você está neste mercado e compreende o papel que deseja desempenhar nesta transição entre o mundo de ontem e o mundo do futuro.

Crypto vai mudar o mundo. Você está dentro ou está fora?

Share your love!

Leave Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *