Você sabe o que é Ethereum? Tem ideia de como funciona? Não? Então fique tranquilo, vou te contar tudo o que você precisa saber sobre esta nova moda tecnológica.
Ethereum (ou melhor, Ether) é uma criptomoeda, tendo o mesmo funcionamento do Bitcoin, que utiliza um sistema muito seguro e discreto chamado blockchain. Este sistema é como se fosse um “livro-caixa” da rede onde ficam registradas todas e quaisquer transações que sejam feitas.

Diferenças entre o Ethereum e o Bitcoin

A maior diferença do Ether para as outras moedas virtuais, como o Bitcoin, é que o Ether possui uma plataforma para a construção e distribuição descentralizada de aplicações. Em outras palavras, eles querem utilizar a tecnologia do blockchain não só para a criptomoeda, mas sim para tudo aquilo que possa ser programado, fazendo com que o Ethereum seja um computador global.
Os desenvolvedores da plataforma acreditam que por haver a chance de validar identidades e assinaturas digitais de forma segura através do blockchain, o Ethereum poderá ser utilizado futuramente em:
-
Transferência financeira;
-
Títulos de propriedade;
-
Dados de histórico de saúde;
-
Votos;
-
Impostos;
-
Campanhas de arrecadação de dinheiro; etc.
O que é a moeda Ether (ETH)
Mas e a moeda? Me fale da moeda! O que é Ether?
Primeiramente, você tem que saber que operar na Ethereum possui um custo – qualquer transação, código executado, registro feito, contrato digital assinado ou quaisquer outras aplicações que sejam feitas dentro da rede Ethereum, são pagas com Ether. É a maneira encontrada para que os clientes paguem as operações solicitadas e que as máquinas executam. Isso garante que os desenvolvedores façam aplicativos com qualidade e que a rede se mantenha estável.
Resumindo, o Ether é uma moeda digital, que você encontra nas corretoras pela sigla “ETH”. Essas criptomoedas não são controladas ou regulamentadas por nenhum banco ou governo e sim pela própria rede de usuários.

Como eu faço para conseguir Ethereum?
Existem algumas formas de conseguir Ether:
-
Receber doações de outros usuários que já possuem a moeda;
-
Trocar por outras moedas;
-
Ser um minerador.
Minerador? Sim!
Para que o “livro-caixa” mencionado anteriormente funcione corretamente, é necessário que todas as verificações e validações dos registros sejam feitas no blockchain. E é isso que os mineradores fazem!
Os mineradores são os próprios usuários da rede, que fazem a mineração através de supercomputadores que executam códigos criptografados. E por seu empenho computacional, os mineradores recebem a moeda Ether como recompensa.
Se você não é um minerador e não possui um amigo de coração grande para te doar Ethereum, estarei escrevendo um post explicando como fazer a troca por outras moedas e iniciar seus investimentos.
Vale a pena investir na criptomoeda Ether?
O Ether possui sua própria cotação em dinheiro, o que permite a qualquer pessoa investir, mesmo sem ser um desenvolvedor ou minerador da plataforma. É possível lucrar com a moeda de acordo com sua valorização ou desvalorização no mercado e se for analisar a crescente valorização do Ethereum, vale a pena investir na moeda sim!
Por exemplo, em 2015, o Ether custava menos de 1 dólar. Já neste ano, a moeda se tornou a segunda maior criptomoeda do mercado, ficando atrás apenas do Bitcoin e ultrapassando outras moedas fortes, como o Litecoin.
De 1% que o Ethereum representava no mercado, atualmente já alcançou mais de 28%. Hoje, 1 moeda Ether custa entre R$ 900 e R$ 1000. Você pode acompanhar o preço do Ether no Coin Market Cap, que além de Ethereum, mostra o valor de todas as outras criptomoedas.

Quais são as perspetivas para o Ether?
Claro que se sua intenção em relação ao Ether é o investimento, você vai querer saber quais são as perspectivas para a moeda. E então, qual o futuro do Ethereum?
Bem, pra falarmos do futuro da moeda, precisamos antes dar uma analisada no passado dela. Como foi dito anteriormente, o Ether tem conquistado o mercado, como você pode observar no gráfico abaixo extraído do Coin Market Cap:

Observe que de agosto de 2015 até outubro de 2017, o valor da moeda ETH em dólares subiu significativamente. Falando em números:

O Ether possui um desenvolvimento bastante veloz, o que dá a impressão – se não a certeza – de que seu crescimento tal como o Bitcoin, é bastante energético.
O futuro do Ethereum
Algumas análises, projetos e acontecimentos indicam que o valor do Ether tende a continuar subindo. Acompanhe abaixo potenciais “alavancas” para o preço desta moeda subir:
-
De acordo com o site Coin Telegraph, a Raiden Network está se empenhando para aumentar a quantidade de transações por segundo da rede Ethereum, visando chegar a 1 milhão!;
-
Cada vez mais existem empresas trabalhando para criar um método para comprar Ether da mesma forma que se compra Bitcoins: com uma transferência bancária, ou um boleto, PayPal, cartão de crédito, etc., o que mostra que lá na frente, devido à facilidade em se adquirir a moeda, o Ether será ainda mais comercializado do que é hoje.

-
O interesse não é apenas na moeda e sim em toda a rede Ethereum. Com sua ideia expansionista do sistema blockchain, há o interesse de diversas financeiras, setor da saúde, contratos, etc.;
-
Uma união feita entre a ZCash e a Ethereum, tem o objetivo de desenvolver a discrição do blockchain, fazendo com que as transações sejam anônimas. Por exemplo em uma eleição seria mais ou menos assim: as pessoas votam e todos os observadores do blockchain conseguirão ver os resultados, mas quem votou em cada opção/ candidato, não;
-
Ainda há bancos que desejam fazer parcerias com a rede Ethereum para que possam fazer transações financeiras globais através da plataforma.
Resumindo: tudo indica que esta criptomoeda será ainda mais valorizada, fazendo valer a pena investimentos em sua aquisição ou mineração.
Prós e contras do Ethereum
Claro que tudo tem seu lado bom e o ruim. Então vamos ver os pontos positivos e os negativos sobre Ethereum.
POSITIVOS

-
Capaz de processar contratos e programas complexos, não apenas transações;
-
Funciona como um instrumento para criar um computador global;
-
Por não estar ainda em sua forma plena, a moeda Ether tende a se desenvolver e conquistar ainda mais mercado, valorizando sua cotação;
-
O processo de mineração é relativamente simples;
-
Tem aumentado sua aceitação no mercado;
-
Pessoas de empresas gigantes têm se aliado à rede Ethereum através da EEA (Enterprise Ethereum Aliance) afim de resolver problemas que essas corporações enfrentam. Para isso, utilizarão o Blockchain da Ethereum e seus tokens: o Ether. Dentro do time de companhias estão a Microsoft e Intel.
NEGATIVOS

-
Moeda ainda não está completamente estável;
-
A mineração não traz ainda tanto retorno em moeda como a mineração de Bitcoins;
-
Nem todos os mercados e bolsas possuem ETH em seu escopo;
-
O token Ether só possui validade dentro da plataforma Ethereum.
Onde obetenho informações sobre o Ethereum
Se você começou a aprender sobre Ethereum agora, com certeza encontrará alguma dificuldade no decorrer do seu caminho de mineração e/ou investimentos.
Você também pode encontrar materiais bons no Facebook, além de ter contato com outros mineradores e investidores em Ether, como nas páginas:

Existe também uma ferramenta bem interessante para quem deseja monitorar os dados da rede Ethereum, bem como a mineração que é o ETH STATS. Vale a pena conferir e aprender como funcionam os indicadores, porém, esta já é uma parte mais técnica e que demanda mais conhecimento.
