Não Invista em ICO´s ou Altcoins sem ler este texto primeiro

ALTCOINS e ICOs

Mesmo que você ainda esteja a começar no mundo das cryptomoedas, certamente já ouviu estes nomes. Altcoins e ICOs. E se não ouviu, pode estar certo que vai ouvir muitas vezes.

Resolvemos escrever este post para explicar o que são Altcoins e ICOs. Acredite que depois de ler este texto você vai pensar duas vezes antes de colocar um  EUR em um Altcoin ou em algum ICO. Por isso o título deste post é bem directo. Não invista em Altcoins e ICOs sem ler este texto.

Vamos então começar!

Altcoins, são todas as moedas digitais que não são Bitcoin. A palavra “altcoin” é um abreviado de “alternative coin” o que traduzido significa, moedas alternativas. Portanto, Litecoin, Ripple, Dash ou qualquer outra moeda digital que não Bitcoin, se enquadram na categoria de Altcoins.

Agora você já está perguntando. Mas se já existe Bitcoin, porquê e para quê, mais moedas digitais? A resposta é simples: O Bitcoin não é perfeito! Como não é perfeito, vão aparecendo outras moedas que tentam criar versões melhoradas do Bitcoin

Por exemplo, o Litecoin confirma as transações mais rápido que o Bitcoin. Dash e Monero são altcoins que se concentram no aspecto do anonimato, tornando as transações praticamente impossíveis de rastrear. Cada altcoin tem sua própria “coisa única”, que faz melhor que as outras.

Altcoins também podem se diferenciar do Bitcoin na forma como são mineradas. Por exemplo, o algoritmo de mineração da Bitcoin é chamado de SHA-256, enquanto o algoritmo de mineração da Litecoin é chamado Scyrpt. Diferentes algoritmos de mineração requerem diferentes tipos de hardware ou seja, o mesmo programa não valida transações de todas as moedas.

Outra coisa a ter em mente é que se um altcoin é relativamente novo ou pouco conhecido, provavelmente será mais difícil de comprar e será mais difícil encontrar alguma carteira onde o armazenar.

Até hoje, já milhares de altcoins foram introduzidas no mercado, mas apenas alguns conseguem se destacar e tentar rivalizar com o Bitcoin.

Mas qual a melhor maneira de avaliar quais os Altcoin que estão se destacando ou estão sendo aceites pelo mercado?

Seguramente que  a melhor maneira é medindo a capitalização de mercado. Mas como funciona isso?

A capitalização de mercado significa medir o tamanho do mercado em dólares. Para isso você multiplica o número de moedas em circulação pelo seu valor em dólar.

Por exemplo,  se existem 16 milhões de Bitcoins em circulação e o preço de um Bitcoin é de US $ 2.500, a capitalização  de mercado do Bitcoin seria de 40 bilhões de dólares.

Durante muito tempo, a capitalização de mercado do Bitcoin representou 90% do limite total do mercado de cryptomoedas. Hoje, à medida que mais altcoins estão ganhando atenção e se valorizando, a capitalização de mercado do Bitcoin caiu para menos de 50%, sendo que o valor total de mercado das cryptomoedas já ultrapassou os 100 bilhões de dólares.

Mas como você decide em que moeda investir?

Primeiramente, você deve ler sobre o altcoin em que você está interessado. Certifique-se de entender o que o torna único e veja se isso faz sentido para você.

Mas mais importante ainda: Não invista em uma moeda apenas por causa do zumbido ou propaganda em torno dela.

(Sim! Esta moeda da imagem existe mesmo)

Muitas moedas não são mais do que esquemas. Pode ficar surpreso mas é a realidade. MUITAS MOEDAS NÃO SÃO MAIS DO QUE ESQUEMAS PARA PEGAR O SEU DINHEIRO!

Os criadores da moeda geram muita excitação sobre uma moeda específica, para que as pessoas invistam e assim aumentar o preço da moeda.

Uma vez que a moeda aprecie o valor, os criadores vendem todas as suas moedas com lucro, enquanto cai o preço devido à venda maciça. Isso deixa a maioria dos investidores com um monte de moedas inúteis e ninguém para vendê-las.

Outras coisas que você deve procurar é saber qual a capitalização de mercado da moeda – isso lhe dará uma ideia de quão bem este altcoin foi recebido na comunidade.

(se clicar na imagem acima irá encontrar mais de 1000 Altcoins diferentes)

Você também pode se envolver na comunidade da moeda. Geralmente, a maioria das principais moedas tem um fórum oficial, um grupo do Facebook ou blogs, onde você pode perguntar aos desenvolvedores as questões específicas da moeda. Uma comunidade forte é um importante indicador do futuro sucesso de uma moeda.

(já viu a moeda digital de Portugal?)

Agora você sabe o que são altcoins vamos seguir em frente para as outras três letrinhas do título deste post:

ICO

O que é um ICO?

ICO significa “Initial Coin Offer” o que traduzido significa, Oferta Inicial de Moedas. O termo deriva do termo de finanças tradicionais, IPO (Initial Public Offer), que traduz para Oferta Pública Inicial.

Um IPO é usado para descrever o lançamento de uma nova empresa na bolsa de valores. O objetivo de um IPO é vender ações da empresa ás pessoas em geral para aumentar o capital da empresa.

As ICOs, por outro lado, vendem moedas, também conhecidas como tokens, como forma de financiar um projeto específico.

A ideia geral é que, se você acredita que o projeto terá sucesso, você compra os tokens com um desconto, e então você poderá vendê-los mais tarde com lucro se o projeto for bem-sucedido.

Mas vamos explicar este processo um pouco melhor.

Quando uma empresa de cryptomoedas quer lançar um novo projeto através de uma ICO, cria um whitepaper. O whitepaper é um documento que indica o que o projeto trata, o que o projeto deve cumprir, quanto dinheiro é necessário para o projeto e em quanto tempo este projeto será executado.

Depois que o ICO for configurado, o público pode começar a investir no ICO, pagando dinheiro e recebendo tokens ou moedas do projeto.

Se o dinheiro arrecadado pela ICO não chegar aos fundos mínimos exigidos pelo white paper, o dinheiro é devolvido aos patrocinadores e a ICO é considerada sem êxito. Se os requisitos do fundo forem cumpridos dentro do prazo especificado, o time fundador começará a trabalhar e dando vida ao projeto, usando para isso os fundos arrecadados durante o ICO.

No final os ICOs são como as incubadoras de StartUp para projetos que envolvam moedas cryptográficas.

O melhor exemplo de uma ICO altamente lucrativa foi a pré-venda de tokens do Ethereum.

Em meados de 2014, um token Ether (também conhecido como ETH) foi vendido a  cerca de 40 centavos americanos. Se você comprasse US$100 de ETH naquela época, você teria o equivalente a 75 mil dólares em 2017. Bem legal não é?

Mas calma! É aqui que você tem de permanecer  calmo!

Hoje, mais e mais novos projetos tentam imitar o sucesso do ICO  do Ethereum e todos esses novos ICOs são realizadas sobre a plataforma Ethereum. Por isso, se você quiser investir em qualquer ICO, você precisará comprar o token Ethereum, conhecido como Ether, pois essa é a moeda utilizada na plataforma ou Blockchain do Ethereum

O recente volume elevado de ICOs tem levado o preço do Ethereum a valorizar bastante. O ruim é que isso também sobrecarregou a rede Ethereum. Isso causou transações demoradas ou falhadas, levando até à suspensão da negociação do Ethereum em diversas bolsas e problemas com o financiamento de algumas ICO.

O pior exemplo de uma ICO desastrosa é o da “The DAO”. O projeto DAO, traduzido para Português significa, Organização Descentralizada Autônoma, conseguiu levantar US $ 150 milhões em Ethereum. No entanto, logo após a conclusão do ICO, um hacker conseguiu sacar um terço desse montante devido a um erro no código do Ethereum.

Esta crise e as diferentes opiniões sobre como lidar com isso levaram a uma divisão na rede Ethereum ficando a existir o Ethereum e o Ethereum Clássico. Por isso quando você consulta cotações de moedas, você encontra dois Ethereum.

Assim como com qualquer outro instrumento financeiro, onde existe a possibilidade de uma grande recompensa, também há um grande risco e as ICOs são sem dúvida, UM GRANDE RISCO!

As ICOs podem ser consideradas como apostas de alto risco em empresas de que se inicializam na criptografia.

Muitas pessoas hoje em dia,  investem em ICOs não porque acreditem no projeto, muitas nem sequer lêem o que é o projeto, mas porque querem apenas obter um lucro rápido. Isso, por sua vez, vai criar muito barulho e atenção antes do lançamento do projeto.

Mas, à medida que o barulho desaparece, os criadores do projeto e os primeiros investidores vão tirar o dinheiro da mesa, começando a vender os seus token. Isso pode fazer com que o preço caia bruscamente.

Outra coisa muito importante a não esquecer é que a exigência para criar um ICO é hoje é bastante baixa. Enquanto a realização de um IPO exige cumprir uma grande quantidade de regulamentação, as ICOs não estão condicionadas a essas regras, porque o dinheiro é levantado em moedas cryptográficas, que não são regulamentadas. Assim, criar um ICO é bem simples.

Quer criar um ICO? Veja o passo a passo:

  1. Criar um site brilhante e bonito que explique seu conceito.

  2. Criar um recurso digital bonito, como um vídeo por exemplo, e coloque no youtube.

  3. Obtenha algumas celebridades da criptografia, ou alguma celebridade em geral, para dizer coisas agradáveis ​​sobre o projeto.

  4. Lance seu ICO. E nem se preocupe em ter qualquer produto pois a maior parte das pessoas nem vão ler nada. Só vão querer lhe entregar o dinheiro.

As baixas barreiras à entrada trazem uma enorme quantidade de projetos de baixa qualidade que nunca verão a luz do dia. Isso pode ser devido ao fato de que os fundadores simplesmente não possuem o conhecimento necessário para executar o projeto, ou porque o ICO era apenas uma simples  fraude.

Como você pode imaginar, este é um sonho de um scammer tornado realidade. Com um investimento mínimo de tempo e dinheiro, eles podem obter um montão de pessoas enviando dinheiro, e sem terem preocupação com qualquer exposição legal ou responsabilidade.

Para enfatizar o absurdo de quanto dinheiro idiota é gasto em ICOs, leia isto e acredite que é verdade mesmo:

Um desenvolvedor criou um site chamado “Este Ethereum é Inútil”.

O site afirma:

“Você está literalmente dando seu dinheiro a alguém na internet e obtendo tokens completamente inúteis.

Não há “whitepapers”, não há produtos “, e não há especialistas. É só você, eu, seu Ether, e minha lista de compras.

Sabe quanto este “men” levantou? US$60.000!!! Sim é verdade! US$60.000

Em alguns casos, você pode perder dinheiro em um ICO não porque é uma fraude, mas devido à manipulação de hackers. Por exemplo, não há muito tempo, um hacker conseguiu cortar um site de um ICO e alterar o endereço de depósito Ethereum ICO para seu próprio endereço Ethereum. Levou mais de US $ 7 milhões até ele. Claro que esse dinheiro já está perdido para sempre.

Resumindo:  As ICOs devem ser consideradas arriscadas. Devido à natureza irreversível e não regulamentada da cryptocurrency, você praticamente não possui recurso se uma ICO se revelar uma farsa completa ou simplesmente não tiver sucesso.

Então, como você sabe se você deve investir em uma OIC?

Bem, antes de tudo, você precisa saber o que você está investindo. Isso significa que você deve tomar o tempo para realmente ler o white paper da OIC, pesquisar o projeto e os fundadores e se envolver com a comunidade em torno disso.

Além disso, certifique-se de entender como os tokens para o projeto serão distribuídos. As ICOs que detêm uma parte do leão dos tokens para os fundadores podem acabar vendendo esses tokens para obter um lucro rápido após o fim da ICO.

Outra questão importante a perguntar é a quantidade de dinheiro que está sendo levantada e com que finalidade?

Se não houver limite na quantidade levantada, pode ser um problema. Obter mais dinheiro do que você precisa também pode dificultar o desenvolvimento do projeto. Alguns projetos conseguiram levantar dezenas de milhões de dólares antes que a primeira linha de código fosse escrita.

Mais importante, nunca invista em algo que você não entende.

Finalizando, as ICOs são uma nova forma de crowdfunding mas que muito poucas pessoas entendem. Se você está apenas começando com cryptocurrencies e ICOs, você provavelmente deve fazer uma quantidade razoável de pesquisa adicional antes de comprometer seu dinheiro para qualquer projeto, por muito emocionante que possa parecer.

Provavelmente o investimento mais rentável será comprar Bitcoin, armazenar e esperar o tempo passar! Acreditamos que isso vai fazer você feliz!

Share your love!

Leave Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *